PEQUENOS A SALVO NA WEB

A internet pode ser uma mão na roda para a vida escolar de qualquer um. Quando os pequenos têm uma boa orientação, são capazes de fazer ótimas pesquisas e enriquecer os trabalhos pedidos pelo professor. Mas os riscos que existem na web também são muitos. Infelizmente, notícias de adolescentes atacados por pedófilos depois de ser aliciados na rede surgem com frequência. Segundo especialistas, o segredo para proteger crianças e jovens de ameaças como essa, e também do ciberbullying, do sexting e até dos danos causados pelo uso exagerado da rede, é manter o diálogo e alertar sobre os riscos. Veja, a seguir, como fazer isso.

Ciberbullying

O que é?

Semelhante ao bullying que acontece na escola, trata-se de uma violência virtual, em que vídeos, fotos ou comentários são usados para atacar e intimidar uma pessoa.

Como orientar seu filho

Diga-lhe para contar a você se sofrer ataques desse tipo. Fale para não responder às ofensas, mas grave as mensagens humilhantes, caso ele receba alguma. Explique que todos devem refletir antes de publicar algo que possa magoar alguém.

Sexting

O que é?

Prática de mandar fotos sem roupa para outra pessoa. Normalmente, os jovens fazem isso pelo próprio celular.

Como orientar seu filho

Alerte que ninguém tem controle sobre os conteúdos compartilhados pela internet, ainda que a foto tenha sido mandada de celular para celular.

Deixe claro que mesmo a pessoa por quem estamos apaixonados pode um dia querer se vingar por algum motivo e publicar as imagens íntimas. Isso acontece muito por aí.

Aliciamento

O que é?

Ato de manter conversas pela internet com crianças ou adolescentes para convencê-los a mostrar o corpo pela webcam ou a ir a encontros.

Como orientar seu filho

Proíba-o de usar a webcam em conversas com estranhos. Diga-lhe para jamais responder a mensagens e convites de desconhecidos, mesmo que a pessoa pareça ter a mesma idade.

Ensine-o a desconfiar de elogios excessivos e peça para ele lhe contar se alguém sugerir um encontro.

Uso excessivo

O que é?

Passar horas em frente ao computador ou no celular sem querer desligar. Deixar de dormir para continuar conectado, jogar por horas o mesmo jogo e abandonar o contato real com outras crianças.

Como orientar seu filho

Incentive-o a experimentar outras formas de diversão. Se for possível, inscreva-o num curso de música ou em aulas de esportes. Proponha passeios a lugares onde não exista conexão com a internet. O celular deve ficar em casa.