Alimentação saudável na fase escolar

A idade escolar representa uma fase de transição entre a infância e a adolescência e abrange crianças de 7 anos de idade até a puberdade. Nessa fase nota-se uma crescente independência da criança, momento em que ela começa a formar novos laços sociais com adultos e outras crianças da mesma idade.

É nessa fase também que se inicia o período de maior acúmulo de massa óssea, que perdurará até 25 a 30 anos de idade, quando este acúmulo atinge seu pico. A criança apresenta músculos mais fortes e habilidades motoras mais desenvolvidas. Por isso, esse período coincide com o início de atividades físicas regulares e aumento do interesse pelos esportes.

De acordo com o Manual de Orientação para a Alimentação Escolar, o rendimento das crianças na escola está diretamente ligado à sua alimentação.

O que devemos nos atentar:

  • Alimentação variada com todos os grupos alimentares.
  • Evitar sal em excesso, alimentos ricos em gorduras trans.
  • Não substitua refeições por lanches.
  • Consumo adequado de cálcio.
  • Ofereça uma alimentação mais saudável e variada possível.
  • Ofereça água durante todo o dia.

Fontes: http://marianazorron.com.br/alimentacao-saudavel-na-fase-escolar-7-a-10-anos/

https://seprev.sp.gov.br/saude/dicas-de-leitura/alimentacao-de-criancas-em-fase-escolar-como-guia-las-por-um-estilo-de-vida-saudavel#:~:text=Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20na%20escola&text=Os%20educadores%20tamb%C3%A9m%20podem%20desempenhar,%22%2C%20observa%20a%20nutricionista%20infantil.

https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3015/alimentacao_em_pre_escolares_escolares_e_adolescentes.htm